Nosso Blog

Noticias, planos de estudos, podcasts e muito mais

Oração e Intercessão | A Oração

Oração: O Caminho por onde nasce um Intercessor.

Todo aquele que busca uma vida saudável em todos os sentidos, precisa seguir alguns hábitos diários, tornando-se estes, parte de todo o seu dia a dia. Não sendo diferente na vida do cristão, um dos hábitos saudáveis que garantem uma vida de vigor na presença de Deus, é a ORAÇÂO.

ORAÇÃO

No hebraico orar ou rogar significa interferir, interceder, mediar, julgar. A oração tem cinco áreas de atuação: louvor, ação de graças, intercessão, petição e confissão. É basicamente uma forma de comunicação, a qual sempre tem de ser nos dois sentidos para que seja real; uma vida de oração nos ajusta à “frequência” divina e nos deixa fora dos “fermentos” lançados pelos fariseus (corrompidos) na multidão, que não sabe ao certo quem é Jesus o Cristo.
Oração é algo muito sério, específico e segue regras e princípios estabelecidos na Palavra de Deus, e a tentativa de orar em desarmonia com estes quesitos, resulta em uma experiência frustrante de não ter as orações respondidas (IPe 3.7).

Há diversos tipos ou espécies de oração, e é aqui onde há uma grande confusão. Costumamos definir nossa relação com Deus em uma palavra: ORAÇÃO. Tudo o que dizemos ou pedimos chamamos de “ORAÇÃO”. Sim, tudo é oração, contudo é preciso saber que há diversos tipos de oração.
Existem orações que não buscam necessariamente alguma coisa de Deus, outras visam alterar circunstâncias em nossa vida ou na vida de terceiros. A todas elas Deus deseja ouvir (Sl 65.2; Pv 15.8b). Poderíamos classificar as orações em três níveis diferentes: TU, EU e ELES.

1. Tu (Deus no centro):

Há orações que são dirigidas a Deus, visando Deus mesmo, o que Ele é, o que Ele faz e o que Ele nos tem feito. Outra coisa não buscamos se não apresentar nossa gratidão, louvor e adoração; dentro dos níveis:

1.1 AÇÕES DE GRAÇA: é a expressão de nosso reconhecimento e gratidão a Deus pelo que Ele tem feito por nós, basicamente é esta oração que expressa a Deus nossa gratidão pelas bênçãos que Ele nos tem derramado.

1.2 LOUVOR: a oração de louvor é um passo além da de ações de graça, são as expressões de louvor a Deus pelos seus feitos, que glorificam o seu nome e manifestam o quanto Ele é digno.

1.3 ADORAÇÃO: é o tipo de oração que exalta a Deus pelo que Ele é. É a entrada no Santo dos Santos para responder ao amor de Deus. Ali nada fala do homem, mas de Deus. É o reconhecimento do que Deus é e a resposta do nosso amor, ao amor divino.

2. Eu (nós como centro):

Aqui vamos a Deus para apresentar nossas petições pessoais mediante nossas necessidades, vamos em busca de uma resposta para a alteração de alguma circunstância em nossa vida.

2.1 PETIÇÕES: É a apresentação a Deus de um pedido, visando satisfazer uma necessidade pessoal, tendo como base uma promessa de Deus. Nesse tipo de oração temos o conhecimento de qual é a vontade de Deus, pelo que o pedido será feito em fé com a certeza da resposta, antes mesmo da sua manifestação (Mt 7.7,8).

2.2 CONSAGRAÇÃO OU DEDICAÇÃO: é uma atitude de submissão à vontade de Deus, essa oração é para as ocasiões em que a vontade de Deus é desconhecida. Dedicamos a Deus, crendo ter Ele maior sabedoria, poder e interesse em nosso bem, a escolha e aplicação da melhor solução. Existe a espera, a consagração e a inteira disposição de conhecer e seguir a vontade do Pai (Lv 11.44).

2.3 ENTREGA: é a transferência de um cuidado ou inquietação para Deus, é lançar o cuidado sobre o Senhor, com um consequente descanso. Essa oração é feita quando um cuidado, um problema ou inquietação nos bate a porta (Fp 4.6,7).

3. Eles (os outros no centro):

Aqui vamos a Deus como sacerdotes, como intercessores, levando a necessidade de outra pessoa. Nosso primeiro motivo é ver circunstâncias alteradas na vida do próximo. Esta é a oração de intercessão. Interceder é colocar-se no lugar de outro para pleitear a sua causa. É o que Jesus faz por nós (ITm 2.5; Hb 7.25). É o que o Espírito Santo também faz por nós (Rm 8.26,27).

Espero que tenha gostado desse conteúdo, deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais, envie para seus amigos pelo Whatsapp.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Hospedagem Hostgator

CATEGORIAS

Hospedagem Hostgator
Tenha o Elementor Pro

Espaço Livre